Construção do Plano

Plano Diretor tem seu início em uma leitura da cidade real, envolvendo temas e questões relativas aos aspectos urbanos, sociais, econômicos e ambientais, buscando a posterior formulação de hipóteses realistas sobre as opções de desenvolvimento e de ocupação da cidade.

A elaboração do Plano é formada por seis etapas:

1- Identificar bem a realidade da cidade e seus problemas;
2. Escolher os temas e os objetivos a serem trabalhados;
3. Escrever a proposta do Plano Diretor;
4. Enviar a proposta para a Câmara Municipal, para os vereadores   discutirem e aprovarem;
5. Estabelecer prazos e maneiras de colocar o plano em prática;
6.Revisar o Plano Diretor. A cidade sofre mudanças difíceis de prever e a lei que orienta seu destino precisa acompanhar essas mudanças, por isso o Plano Diretor deve ser revisto pelo menos a cada 10 anos.

Metodologia

A leitura Comunitária: Nesta corrente estão sendo levantados os resultados e os questionamentos que surgiram durante 33 reuniões dos Orçamentos Participativos, bem como nas reuniões da Conferencia da Cidade. É nesta corrente que estão englobados a Agenda 21, a participação das escolas, a integração intra-institucional e todos e quaisquer meio com a qual sociedade possa participar desse processo.

A Metodologia utilizada para a elaboração do Plano Diretor de Itajaí esta sustentada por dois momentos: a Leitura Comunitária e a Leitura Técnica.
A leitura Comunitária: Nesta corrente estão sendo levantados os resultados e os questionamentos que surgiram durante as 33 reuniões dos Orçamentos Participativos, bem como nas reuniões da Conferencia da Cidade. È nesta corrente que estão englobados a Agenda 21, a participação das escolas, a integração intra-institucional e todos e quaisquer meio com a qual sociedade possa participar deste processo.
A leitura Técnica: trata-se da elaboração de um diagnóstico da cidade, de uma leitura do seu funcionamento, seus potencias e suas precariedades. Essa etapa será desenvolvida através de mapeamentos temáticos e levantamento das diversas legislações urbanas e demais dados necessário para a compreensão global do município de Itajaí.

Abaixo apresentamos o organograma que explica como o processo de elaboração do plano diretor está acontecendo:

Prefeitura de Itajaí

SPDU

Ctima
Créditos HTML Validate CSS Validate